domingo, 15 de maio de 2011

Reabilitação Pós Artroscopia de quadril

Após dois dias de curso em Vail: "Rehabilitation post hip arthroscopy in athletes", estou voltando ao Brasil. O curso foi fantástico, com o Dr. Michael Walhoff, chefe da reabilitação de quadril do Howard Head Sports Medicine Center e fisioterapeuta do dr. Phillipons , maior especialista em cirurgia de quadril por vídeo artroscopia do mundo. Muitas novidades, muitos detalhes importantes que fazem a diferença no sucesso do tratamento foi aprendido. Volto muito satisfeito e pronto para o trabalho. A artroscopia de quadril vem evoluindo ao longo dos anos, prazos foram mudados, técnicas idem. É preciso estar sempre se atualizando.

4 comentários:

  1. Prezado, possui lesão labral provocada por impacto tipo cam. Devo me submeter ao procedimento cirúrgico até o fim do ano. Gostaria de obter informações sobre o pós-operatório, especialmente na recuperação total dos movimentos, fisioterapia, tempo de muletas, e efetivo retorno às atividades físicas. Att. Eduardo-Florianópolis

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, desculpa a demora em respondê-lo.A reabilitação pós-cirúrgica vai depender do procedimento a ser realizado e quais lesóes serão tratadas. Por exemplo, se o médico irá fazer sutura ou ressecção do labrum, se ele vai fazer a osteoplastia para corrigir o CAM, se vai haver algum procedimento na cartilagem, pois em cada caso o tempo de muletas e a amplitude de movimento vai variar. Se ele optar por fazer uma sutura no labrum e a osteoplastia, em geral o tempo que se fica sem descarga de peso (muletas) é de 3 a 4 semanas (claro dependendo da orientação do seu médico) e o retorno a atividade física espera-se que em 3 meses possa fazer alguma atividade sem impacto e 4 meses atividades esportivas.
    ESpero ter ajudado.
    Qq coisa me manda um e-mail que conversamos melhor.

    Abraços

    André Bento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo retorno André. Minha cirurgia foi marcada para dia 04 de dezembro. A lesão que antes foi diagnosticada como tipo CAM, após realização de artro-ressonância ficou como do tipo mista. Ainda retornarei ao consultório antes do procedimento, mas a indicação inicial é de muletas por 6 semanas. Abs. Eduardo.

      Excluir