Powered By Blogger

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O DISCURSO DO REI

Ontem assisti ao tão falado filme "O Discurso do Rei". Excelente, recomendo e acredito que será o vencedor do Oscar com méritos. Muito bem dirigido, com atores fantásticos e uma história fascinante. Para mim, em especial, o filme me chamou a atenção ao personagem Lionel, o "doutor" que tem a missão de tratar a gagueira do futuro rei da Inglaterra. Me identifiquei com este personagem em vários momentos. Não pelos seus métodos nada ortodoxos ou pelo fato de estar tratando uma celebridade. E sim pela luta diária e as vitórias que temos com nossos pacientes. A cena final em que o rei consegue realizar o discurso de forma brilhante e a satisfação de Lionel, me fizeram ter recordar a sensação ao ver meu paciente, que até pouco tempo tinha dificuldade e dor para andar, iniciar os primeiros passos após colocar uma prótese de quadril e olhar com um sorriso no rosto e sentir que conseguiu vencer. Diferente do filme, em que ele pede um título de nobreza, nossa maior vitória é poder ver a alegria desse paciente e poder sair de cena com a sensação de tarefa cumprida e poder deixar o nosso paciente "brilhar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário