Powered By Blogger

domingo, 30 de maio de 2010

POR QUE MEU QUADRIL ESTALA?

Frequentemente, encontro pessoas que me perguntam: "Meu quadril estala quando flexiono a perna, por que?" Certa vez uma moça foi ao programa do Faustão no quadro "Se vira nos 30" ficar durante 30 segundos fazendo o quadril dela estalar de forma bem audível...Mas enfim, "Por que o quadril estala?"
Algumas são as causas possíveis, inicialmente precisa-se diferenciar onde ocorre o estalo, se é dentro da articulação (intra-articular) ou fora dela (extra-articular). As principais causas de estalo intra-articular são: uma possível lesão de labrum, presença de corpo livre, ou lesão do ligamento redondo. Nos casos de estalo intra-articular é comum vir acompanhado de dor, ou de sensação de instabilidade ou ainda de bloqueio articular. Nestes casos, é importante consultar um médico especialista para investigar a causa e o melhor tratamento para o problema.
Porém, as maiores causas de estalo são extra-articulares, ocasionadas principalmente pela passagem de um tendão sobre uma protuberância óssea. Este estalo pode ocorrer tanto na parte lateral do quadril, causado pela passagem do trato iliotibial sobre o trocânter maior, ou na região anterior do quadril causado pela passagem do tendão do iliopsoas sobre a eminência pectínea. Nestes casos, pode-se ter o estalo sem nenhum outro sintoma, por outro lado, o constante atrito do tendão na protuberância óssea pode ocasionar uma inflamação do tendão (tendinite) e causar dor. O alongamento da musculatura e do tendão pode prevenir o problema. Se o estalo for acompanhado de dor é importante consultar um médico especialista.

sábado, 29 de maio de 2010

ARTICULAÇÃO DO QUADRIL

BEM-VINDOS!!! Este blog foi criado para esclarecer e informar sobre as lesões no quadril. Sou fisioterapeuta formado em 2003 e especializado em fisioterapia ortopédica e desportiva. Desde 2005 tenho me dedicado ao estudo e tratamento de pacientes com problemas no quadril. A idéia de criar este blog partiu de alguns pacientes meus que sentiam a necessidade de trocar informações com outros paciente, para comparar o tipo de dor que sentiam e entenderem melhor o que estavam sentindo. Pretendo abordar aqui, as principais lesões que acometem o quadril, orientações de como evitar o aumento desta lesão, tratamento fisioterapêutico e cirúrgico, assim como colocar em contato pacientes que podem ter o mesmo problema no quadril e que queiram trocar informações a respeito.

Lesões no quadril podem ser extremamente frustrantes. Elas podem causar dor tanto em atividades esportivas como em atividades comuns do dia-a-dia como andar e sentar.
Descobrir a sua dor no quadril é o primeiro passo no tratamento da sua lesão. Saiba mais sobre os diferentes tipos de dor no quadril, e o que pode estar causando isso.