Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O que é a Síndrome do Piriforme?

"- Me disseram que eu tenho síndrome do piriforme..."  Isso é uma afirmação recorrente entre os pacientes que tem dor na região dos glúteos.
Mas o que é a síndrome do piriforme?
A síndrome do piriforme é uma desordem neuromuscular INCOMUM que é causada quando ocorre a compressão  do nervo ciático pelo músculo piriforme.
O músculo piriforme  pequeno, localizado nas nádegas, perto do topo da articulação do quadril. Este músculo é importante para o movimento da porção inferior do corpo, pois estabiliza a articulação do quadril e é um rotador externo quando quadril está em extensão ou em flexão até 90 graus e um rotador interno quando o quadril está fletido acima de 90 graus. Isto permite-nos caminhar, mudar o nosso peso de um pé para o outro, e manter o equilíbrio. Ele também é usado em esportes que envolvem elevação e rotação do quadril- em suma, em quase todos os movimentos dos membros inferiores e atividades esportivas.
O nervo ciático é um nervo espesso e longo no corpo que passa ao lado ou por dentro do músculo piriforme, desce a parte de trás da perna, e, eventualmente, se ramifica em pequenos nervos que terminam nos pés. Compressão do nervo pode ser causada por espasmo do músculo piriforme.
Então a síndrome do piriforme ocorre quando há compressão deste nervo que gera dor irradiada para perna e até os pés.
Muitas vezes o paciente apresenta uma dor localizada em piriforme, que não necessariamente é a síndrome, pois na maioria das vezes não há compressão do nervo ciático e sim um espasmo muscular, um aumento de tensão do músculo, um "ponto-gatilho", ou alguma outra "glutalgia" que não proveniente do piriforme. Então é comum haver uma confusão no diagnóstico, na maioria das vezes, erroneamente feito por fisioterapeutas, que afirmam que o paciente tem a síndrome do piriforme, mesmo sem este apresentar a dor irradiada.
Nos próximos posts, irei falar de como o médico faz o diagnóstico, o tratamento fisioterapêutico e como se deve alongar este músculo.