Powered By Blogger

domingo, 18 de março de 2012

Prótese Total de Quadril - Metal X Metal? (THR)

Quando se fala em colocar uma prótese total de quadril, algumas dúvidas surgem: que tipo de prótese colocar, total ou parcial ou ainda fazer um "resurfacing"? Prótese cimentada ou não cimentada? Que material seriamais indicado, metal ou cerâmica?
Esta última pergunta parece estar sendo respondida após um artigo publicado na revista Lancet, uma das mais renomadas e importantes revistas científicas médicas e com altíssimo fator de impacto. No estudo publicado em março de 2012, realizado pela Universidade de Bristol no Reino Unido, foi analisado o "National Joint Registry of England and Wales" e 402.051, da qual 31.171 foram de metal-metal) entre os anos de 2003 e 2011.
A conclusão chegada com este estudo é de que a prótese total de quadril metal X metal tem uma sobrevida pobre quando comparada a outros opções de material e não deve ser implantado. Todos os pacientes com esses implantes devem ser cuidadosamente monitorizados, especialmente as mulheres jovens com implantes com a cabeça de grande diâmetro. Uma vez que grande diâmetro de cerâmica em implantes de cerâmica parecem fazer bem e é estimulado por este estudo a continuar a ser utilizado.



Ps: estou apenas relatando o estudo realizado, sem expor minha opinião, pois quem decide o materail a ser utilizado é o médico especialista que possui a competência para decidir junto ao paciente o melhor material a serutilizado.